Agrodefesa alerta para uso de caixas plásticas higienizadas no transporte de frutos de Banana

A Agrodefesa inova com a infomatização do controle de caixas plásticas higienizadas a serem utilizadas no transporte de frutos de banana. A partir do dia 5 de fevereiro deste ano a emissão de documentos para o transporte da fruta em todo o território goiano e também com destino a outros Estados será realizada com o lançamento do saldo de caixas plásticas higienizadas para o CPF do produtor, diretamente no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás – Sidago.

O alerta é da Gerência de Sanidade Vegetal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, com base na Instrução Normativa nº 12, de 17 de dezembro de 2018, que dispõe sobre o trânsito e comercialização de mudas, frutos e partes de plantas de banana e helicónia no Estado de Goiás. O uso de caixas plásticas higienizadas é exigido desde 2002 pela Instrução Normativa Estadual n° 03 de 31 de janeiro de 2002, da Agência Rural e pela Instrução Normativa Federal n° 17, de 31 de maio de 2005 – Mapa.

Pela IN n.º 12/2018, para a emissão de Autorização de Trânsito Vegetal (ATV) em território goiano e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para fora de Goiás, para frutos de banana é obrigatório o registro do Certificado de Higienização de Caixas Plásticas no Sidago, devendo ser registrado o número deste certificado nos documentos de transito. Referido certificado é obtido pela inserção do saldo de caixas plásticas higienizadas pelos responsáveis pela higienização (empresas higienizadoras de caixas plásticas e/ou propriedades rurais inscritas no sistema de certificação e cadastradas para higienização de caixas).

A medida vem melhorar a logística quanto à comprovação da higienização de caixas plásticas e faz parte de uma série de medidas adotadas pela Agrodefesa, em parceria com o Ministério da Agricultura, para evitar a disseminação da praga Sigatoka negra (Mycosphaerella fijiensis), detectada em municípios da região Oeste de Goiás (Instrução Normativa Federal n.º 44, de 22 de outubro de 2018). Os produtores e comerciantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o coordenador do Programa de Banana, Juracy Rocha, na Agrodefesa, pelo telefone (62) 3201-3578.                                                                                                      

Assessoria de Comunicação - 3201-3546