Governo de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Procure o que você precisa:
Terça, 22 de Agosto de 2017
Epidemiologia
Epidemiologia
01/10/2014 13h49 - Atualizado em 21/07/2017 10h56

Epidemiologia é a ciência que estuda a ocorrência de doenças em coletividades/populações considerando os indivíduos doentes e não doentes para o seu controle e, portanto, é o estudo dos padrões de doença.

Vigilância Epidemiológica: Investigação contínua de uma população para a detecção da ocorrência da doença/infecção com propósitos de prevenção e controle, e envolve o exame (clínico ou laboratorial) de parte dessa população.

Vigilância Ativa: Termo empregado, geralmente, para o levantamento de dados produzidos especialmente para investigação epidemiológica dos rebanhos, incluindo a busca deliberada e detalhada de evidências da doença na população animal com objetivo de confirmar sua presença ou ausência - Monitoramentos e Inquéritos Soroepidemiológicos.

Vigilância Passiva: Termo empregado, geralmente, para caracterizar as atividades rotineiras envolvendo o atendimento às suspeitas de ocorrência de doenças ou a descrição da população animal de uma região. São situações em que não há programação ou planejamento de uma ação específica em busca de comprovar a ocorrência ou ausência de um determinado evento sanitário - Notificação.

- Código dos Municípios do Estado de Goiás (Epidemiologia)

- Sistema de Informação em Saúde Animal

Núcleo de Epidemiologia e Emergência Sanitária
E-mail: epidemiologia.gesan@agrodefesa.go.gov.br
Telefone: (62) 3201-3576

Av. Circular, nº 466, Qd 87, Lt. 2 - Setor Pedro Ludovico. Goiânia, GO. Cep: 74.823-020

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento