Governo de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Procure o que você precisa:
Quinta, 25 de Maio de 2017
Análise de Sementes (LASO)
Análise de Sementes (LASO)
01/07/2016 16h01 - Atualizado em 12/04/2017 10h22

Apresentação

O Laboratório Oficial de Análise de Sementes (LASO) inicialmente era vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e posteriormente sofreu sucessivas mudanças, passando para o Instituto Goiano de Defesa Agropecuária – IGAP, depois foi absorvido pela Agencia Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário – AGENCIARURAL e hoje pertence à Agencia Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA.

O LASO tem como objetivos:

  • Determinar a identidade e qualidade de uma amostra de sementes por meio de métodos, padrões e procedimentos estabelecidos em legislação, com a finalidade de certificação, análise fiscal e prestação de serviços;
  • Assegurar a identidade e a qualidade do material de multiplicação e reprodução vegetal comercializado no Estado de Goiás.

O Laboratório está estruturado em área física e instalações compatíveis para a realização das atividades e possui equipamentos apropriados e profissionais qualificados para execução correta das análises.

É credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e recebeu reconhecimento formal de sua excelência técnica e de seu sistema de garantia da qualidade, com competência para emitir Boletim de Análise de Sementes (BAS) e Boletim Oficial de Análise de Sementes (BASO).

Esses Boletins são documentos fundamentais para que o produtor devidamente cadastrado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) possa comercializar suas sementes e nele constam características do lote analisado tais como a categoria da semente, porcentagem de germinação, pureza física e outras determinações.

A qualidade da semente é avaliada por um conjunto de fatores, determinados pela análise de uma amostra representativa de um lote de sementes. O LASO realiza análise quantitativa de sementes das seguintes espécies: abóbora, abobrinha, alface, agrião, algodão, almeirão, amendoim, amendoim forrageiro, andropogon, arroz, aveia, berinjela, beterraba, brachiarias: brizantha, decumbens, dictyoneura, humidicola e ruziziensis, calopogônio, capim-elefante, capim-gordura, capim-pojuca, cevada, centrosema, coentro, crotalárias, ervilha, estilosantes, feijão, gergelim, girassol, feijão-guandu, capim jaraguá, jiló, lab-lab, mamona, melancia, melão, milho, milheto, capim-mombaça, tanzânia e tobiatã, mucunas, pensacola, grama batatais, pimentão, quiabo, soja, soja perene, sorgo, tomate e trigo.

As análises realizadas são: Análise de Pureza, Verificações de Espécies e Cultivares, Teste de Germinação, Exame de Sementes Nocivas, Teste de Tetrazólio, Exame de Sementes Infestadas, Teste de Peroxidase, Teste de Hipocótilo, Peso de 1000 Sementes, Teste de Uniformidade (os títulos das metodologias descritas na Regra para Análise de Sementes – RAS em vigor) e Teste de Vigor (de acordo com a metodologia do JÚLIO MARCOS FILHO, descrito no livro Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas).

Equipe

- Gerente da Qualidade

  • Engº. Agrº. Celen Rezende

- Gerente da Qualidade Suplentes:

  • Engª. Agrª. Anna Carla Souza Luccas
  • Engº. Agrº. Carlos Augusto Bouhid de Camargo
  • Engº. Agrº. Héber Lima de Macêdo

- R.T. Titular:

  • Engª. Agrª. Anna Carla Souza Luccas

- R.T. Suplentes:

  • Engº. Agrº. Celen Rezende
  • Engº. Agrº. Carlos Augusto Bouhid de Camargo
  • Engº. Agrº. Héber Lima de Macêdo

- Analistas:

  • Téc. em Agricultura Alcino Vieira de Miranda
  • Téc. em Agricultura Francisca M. Pontes Pereira
  • Téc. em Agricultura Hugo Semão Pires

- Administrativo:

  • Leurene de Faria Castro
  • Maria Lúcia Rezende Mendonça
  • Jorlene Amaral Rosa

- Colaboradores:

  • Valdivino Antônio Ezequiel

Política da Qualidade

Promover os serviços de análise de sementes, de acordo com métodos e padrões estabelecidos e suportados por um Sistema de Gestão em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17.025:2005, visando assegurar resultados seguros, precisos, uniformes e confiáveis executados por pessoal capacitado e treinado, buscando a satisfação do cliente.

Fidelizar o pessoal envolvido com as necessidades dos clientes, através do pleno conhecimento de todo Sistema de Gestão.
Assegurar o controle de qualidade nas etapas do processo. Manter e melhorar, continuamente, o Sistema de Gestão comprometido com os princípios de ética, imparcialidade e livre de pressões externas.

Documentos de Interesse do Produtor de Sementes

Endereços

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA
Laboratório Oficial de Análise de Sementes - LASO
Credenciamento no RENASEM nº. GO-00354/2006
Alameda Contorno s/nº, Jardim Bela Vista CEP: 74850-400 – Goiânia - GO
Telefone/Fax: (62) 3249-1519
E-mail: laso@agrodefesa.go.gov.br

Av. Circular, nº 466, Qd 87, Lt. 2 - Setor Pedro Ludovico. Goiânia, GO. Cep: 74.823-020

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento