Governo de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Procure o que você precisa:
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Notícias
Regional Rio Corumbá realiza recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos
01/12/2016 11h30 - Atualizado em 02/12/2016 08h46






 









 

A  Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou, no dia 25 de novembro, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), a Secretaria de Meio Ambiente de Catalão (Semac) e o Ministério Público Estadual, o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Pires Belo – distrito de Catalão. O fiscal Samuel Esteves conta que por meio da prefeitura de Catalão, foi disponibilizado o caminhão caçamba para o recolhimento e através da promotoria do meio ambiente foi viabilizado recursos para o custeio do combustível.

Estiveram também no local funcionários da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas de Goiás (Adiago) – central de recolhimento. O gestor da Associação Willian Lopes relata que mais uma vez o inpEV, em parceria com a Central e a Agrodefesa puderam agir em defesa do meio ambiente, retirando das propriedades material contaminado passível de causar grande prejuízo a natureza.

As embalagens recolhidas foram levadas até a Associação Regional das Revendas de Produtos Agrícolas (ARRPA), localizada no município de Catalão. De lá serão encaminhadas até a Adiago em Morrinhos-GO, onde serão separadas de acordo com o material, processadas e destinadas a reciclagem em indústrias vinculadas ao inpEV.

De acordo a fiscal Diana Cristina, a ação foi importante para mostrar aos pequenos produtores como funciona o sistema de descarte de embalagens vazias e orientá-los a fazer da forma correta, respeitando o meio ambiente.

Também participaram da ação o Supervisor Regional da Regional Rio Corumbá, Lúcio Costa, o fiscal do meio ambiente Marcus Fernandes (Semac), e os funcionários da Adiago Esmael de Matos, José Augusto e Lorran Alves. 

Iniciativa

A iniciativa da ação foi dos Fiscais Estaduais Agropecuários da Unidade Operacional Local da Agrodefesa do município de Catalão, que entraram em contato com a coordenadora regional de Operações do inpEV em Goiás, Acilamar Vilela. Segundo o fiscal Alex Corrêa, a ação teria como objetivo suprir um gargalo visto pelos fiscais em campo relacionado a dificuldade em devolver as embalagens de agrotóxicos, principalmente pelos pequenos produtores de tomate da região.

 

Texto: UOL Catalão, com informações da Assessoria de Imprensa da Agrodefesa / Foto: Alex Corrêa.

Av. Circular, nº 466, Qd 87, Lt. 2 - Setor Pedro Ludovico. Goiânia, GO. Cep: 74.823-020

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento