Governo de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Procure o que você precisa:
Quinta, 25 de Maio de 2017
Notícias
15 mil doses de vacinas são entregues a comunidade Kalunga
01/12/2016 13h33 - Atualizado em 01/12/2016 13h38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por meio de ação conjunta das Regionais Rio Itiquira e Regional Rio Paranã, entregou, no mês de novembro, cerca de 15 mil doses de vacina contra a febre aftosa às comunidades Kalunga, entre os municípios de Cavalcante,  Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. Segundo o fiscal da Unidade Operacional Local (UOL) de Alto Paraíso de Goiás, Gunnar Gobbi, o trabalho é feito para assegurar a vacinação do gado das comunidades menos favorecidas. “São pessoas que estão isoladas por conta das estradas de difícil acesso e sem energia elétrica. Se não fizessemos esse trabalho, dificilmente esses animais seriam vacinados”, conta ele.

De acordo com Gunnar, as vacinas foram doadas pelo Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec). “As vacinas são doadas pelo Fundepec  e a equipe da Agrodefesa se encarrega de ir até a comunidade distribuir as doses, instruir e auxiliar na vacinação em alguns casos”, diz. Ele fala que sem esse trabalho da Agrodefesa, provavelmente o índice de vacinação no Estado não chegaria a 100% nesses municípios. “É uma tarefa essencial para garantir a sanidade nesses locais e consequentemente, no Estado”, acredita Gunnar.

A ação de cidadania já é feita há vários anos e Gunnar conta que já participou  em outras oportunidades. “Nós fazemos duas vezes por ano. Em maio, na primeira etapa da vacinação  e depois no fim do ano em novembro. Nossa equipe acampa na região por uma semana e fica à disposição desses produtores que necessitam do nosso apoio para que seu rebanho sejam imunizado. É um trabalho muito gratificante”, conclui ele.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela Coordenação do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares/Gerência de Sanidade Animal. Participam desse trabalho os fiscais Walmir Crispim dos Santos, Gunnar Gobbi, Thiago Oliveira Santos e Antônio Pascoal Filho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Leydiane Alves - Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

Av. Circular, nº 466, Qd 87, Lt. 2 - Setor Pedro Ludovico. Goiânia, GO. Cep: 74.823-020

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento