Governo de Goiás

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

Procure o que você precisa:
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Notícias
AGRODEFESA REALIZA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES NA ÁREA DE SANIDADE ANIMAL
20/06/2017 08h24 - Atualizado em 05/10/2017 11h15

A Gerência de Sanidade Animal da AGRODEFESA realiza na sede do Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás/CRMV-GO e na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAGRO, no mês de junho de 2017, quatro capacitações sobre o novo regulamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, procedimentos de atendimento à notificação de enfermidades e plano estratégico do programa nacional de Febre Aftosa - PNFA.

O objetivo dos treinamentos é a padronização das ações executadas pela Agência no âmbito do Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose a todos os servidores participantes, bem como a apresentação e atualização aos fiscais estaduais agropecuários – médicos veterinários sobre os protocolos de atendimento à notificação de enfermidades de notificação compulsória à defesa agropecuária.

 

Está prevista a capacitação de aproximadamente 180 fiscais e agentes de fiscalização. Os treinamentos estão sendo realizados com o apoio do Núcleo de Educação Sanitária da AGRODEFESA e Superintendência Federal de Agricultura em Goiás/MAPA, via Convênio nº 817750/2015 MAPA/SFA-GO/AGRODEFESA, sendo um total de 04 capacitações, contemplando três regionais da AGRODEFESA por evento.

Segundo a coordenadora do PECEBT/GESAN, Glauciane Pires, os cursos garantem uma maior padronização das atividades no âmbito do programa de sanidade pelas Unidades Operacionais Locais, Unidades Regionais e na fiscalização das propriedades rurais, eventos agropecuários e no trânsito de bovinos e bubalinos. 

Atualmente, pelo novo regulamento do PECEBT (IN 19/2016), a AGRODEFESA é o órgão executor de defesa sanitária animal responsável pela certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Na AGRODEFESA, está em fase de implantação um módulo informatizado específico do PECEBT, sendo que a expectativa é que o novo sistema possibilite melhor otimização das atividades desempenhadas pelos servidores da AGRODEFESA e pelos profissionais médicos veterinários da iniciativa privada, responsáveis pela vacinação contra Brucelose e realização de exames de Brucelose e Tuberculose em bovinos e bubalinos, além de um melhor controle sanitário. 

Av. Circular, nº 466, Qd 87, Lt. 2 - Setor Pedro Ludovico. Goiânia, GO. Cep: 74.823-020

© Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento