Epidemiologia

Epidemiologia é a ciência que estuda a ocorrência de doenças em coletividades/populações considerando os indivíduos doentes e não doentes para o seu controle e, portanto, é o estudo dos padrões de doença.

Vigilância Epidemiológica: Investigação contínua de uma população para a detecção da ocorrência da doença/infecção com propósitos de prevenção e controle, e envolve o exame (clínico ou laboratorial) de parte dessa população.

Vigilância Ativa: Termo empregado, geralmente, para o levantamento de dados produzidos especialmente para investigação epidemiológica dos rebanhos, incluindo a busca deliberada e detalhada de evidências da doença na população animal com objetivo de confirmar sua presença ou ausência - Monitoramentos e Inquéritos Soroepidemiológicos.

Vigilância Passiva: Termo empregado, geralmente, para caracterizar as atividades rotineiras envolvendo o atendimento às suspeitas de ocorrência de doenças ou a descrição da população animal de uma região. São situações em que não há programação ou planejamento de uma ação específica em busca de comprovar a ocorrência ou ausência de um determinado evento sanitário - Notificação.

 Dados Cadastrais:

Núcleo de Epidemiologia e Emergência Sanitária
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (62) 3201-3576

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.