Encontro Prosa do Agro vai abordar Programa Estadual de Compliance e ética no serviço público

Palestra será proferida na sede da Emater pelo chefe da Controladoria-Geral do Estado, Henrique Ziller, para servidores que atuam nos órgãos públicos do segmento agropecuário.

Na próxima segunda-feira (9/5), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), e suas jurisdicionadas – Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), vão promover a 1ª Edição do Prosa do Agro, evento que objetiva envolver os servidores desses órgãos com os diferentes conceitos e práticas relacionados ao Eixo da Ética no Programa Estadual de Compliance Público.

O palestrante é o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Henrique Ziller que, entre outras abordagens vai discorrer sobre o Código de Ética do Estado de Goiás e o Programa de Compliance. O encontro será no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), a partir das 15 horas, com presença dos titulares dos órgãos envolvidos, superintendentes, diretores, gerentes, coordenadores, assessores, técnicos e demais servidores. Os servidores que atuam no interior também poderão acompanhar o evento no Youtube da Emater, no link https://youtu.be/aFL8EU4mK2g.

Importância

Tiago Mendonça, secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reforça o comprometimento do Governo Estadual com a temática. “Henrique Ziller é uma das maiores autoridades nacionais em ética e compliance público, e este encontro será uma oportunidade como poucas para atualizar conceitos, reciclar conhecimentos e eliminar dúvidas. A Seapa e nossas jurisdicionadas Agrodefesa, Ceasa e Emater têm feito um grande trabalho para alcançar os mais altos padrões de ética e compliance no Serviço Público. Somos referências em transparência. Então vai ser um grande momento de troca de experiências.”

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destaca a importância do evento, reforçando que na autarquia que dirige, como nas demais unidades administrativas do Governo Estadual, os conceitos, regras e preceitos da ética, assim como sua prática, é um compromisso cotidiano de todos os servidores. “Quanto mais discutirmos e aprendermos sobre a ética, e colocá-la em prática, melhores serão os resultados administrativos e operacionais, dentro dos princípios da moralidade, probidade, imparcialidade, transparência e eficácia da gestão”, enfatizou.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, comenta que essa ação faz parte da série de iniciativas que a Emater tem realizado com o objetivo de internalizar conceitos importantes para a boa execução do serviço público. “Desde de 2019, por determinação do Governo de Goiás, temos nos adequado às políticas de compliance que padronizam as ações e reforçam a ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos durante os processos internos e externos”, explicou ele.

O diretor-presidente da Ceasa, Jadir Lopes de Oliveira, destaca que as Centrais de Abastecimento de Goiás têm percebido boa evolução de gestão desde a implementação do Programa. “O Programa de Compliance do Governo acabou por estabelecer na Ceasa um padrão de excelência, qualidade e lisura. Desde nossa primeira participação, os servidores da Ceasa vêm se empenhando para acompanhar os preceitos do programa. Conseguimos ver alguns resultados positivos e isso nos motiva a fazer cada vez melhor”, acentuou ele.

Comunicação Setorial da Emater – Comunicação Setorial da Agrodefesa – Governo de Goiás

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.