Presidente da Agrodefesa entrega reformas de Unidades e aponta avanços da Agência nos últimos quatro anos

José Essado destacou as parcerias firmadas com órgãos do Governo Estadual e do Governo Federal, com prefeituras, com o Fundepec e principalmente com produtores rurais

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destacou as conquistas e avanços da Agência nos últimos anos, nos aspectos administrativo e técnico. Em pronunciamento na entrega das obras de reforma das Unidades Local e Regional da Agência em Porangatu, Essado enfatizou que "a Agrodefesa deixou de ser vista como inimiga, para ser parceira dos produtores rurais, condição que melhorou os processos produtivos agrícolas e pecuários, trouxe mais ganhos aos produtores e à economia do Estado, aumentou as exportações e a oferta de alimentos seguros à população”.

Conforme ainda o titular da Agrodefesa, com os convênios firmados com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goias (Fundepec) e o apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado, a Agência modernizou seus equipamentos de informática, adquiriu e alugou veículos novos, passou a utilizar drones e consolidou a reforma de mais de 40 Unidades Locais e Regionais. Mais ainda: dotou diversas unidades com equipamentos de ar condicionado e sistemas de impressão de documentos.

Também fez referências aos investimentos feitos em Tecnologia da Informação, com destaque para o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), que já é usado por 13 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Essado lembrou ainda o apoio decisivo ao corpo técnico, favorecendo a realização de cursos, treinamentos e capacitações, que têm contribuído para consolidar ganhos significativos no que se refere à sanidade animal e vegetal no Estado.

A entrega das obras em Porangatu foi muito concorrida, com participação da prefeita de Porangatu, Vanusa Valadares; do superintendente Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo de França; do secretário municipal de Agricultura, Jota Gonçalves; do coordenador da Unidade Regional da Agrodefesa em Porangatu e vários servidores que atuam nos escritórios Local e Regional, e também das Unidades Locais de Estrela do Norte, Formoso, São Miguel do Araguaia e Minaçu.

Pronunciamentos

O coordenador da Unidade Regional, Sérgio Nomelini, agradeceu os esforços do presidente da Agrodefesa para garantir a reforma das unidades em Porangatu, enfatizando que além da melhoria das condições de trabalho para os servidores, também vai favorecer o atendimento aos produtores rurais. O secretário de Agricultura do município de Porangatu, Jota Gonçalves, que também representou o presidente do Sindicato Rural, Carlos Donizete, enalteceu o trabalho prestado ao segmento agropecuário pela Agrodefesa. Ele fez questão de destacar o apoio que recebe da Agência em todos os eventos pecuários realizados no município, a disposição e o empenho dos servidores em executar as suas tarefas.

O superintendente Federal da Agricultura em Goiás (SFA-GO), José Eduardo de França, disse que está no setor público há mais de 40 anos e acompanha de perto as ações defesa agropecuária e, em todo esse tempo, não havia presenciado parcerias tão relevantes e proveitosas para a Agrodefesa e para o Mapa, quanto na gestão de José Essado. “Os resultados são tão positivos que em 2023 vamos retirar a vacina contra a aftosa, justamente porque a Agrodefesa cumpriu muito bem todas as ações alinhadas pelo Ministério no âmbito do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). Conforme o superintende, o mais importante é que agora os órgãos falam a mesma língua e os resultados são muito mais positivos.

A prefeitura de Porangatu, Vanusa Valadares, fez questão de cumprimentar o presidente José Essado, seu colega de Assembleia Legislativa quando eram deputados, ao tempo em que acrescentou cumprimentos e elogios a todos os profissionais da Agrodefesa pelo trabalho que desempenham. “Temos na região Norte uma economia pujante, com destaque para o grande plantel de animais bovinos, além do que estão chegando com força também os investimentos na produção de grãos. Em todas essas atividades, a atuação da Agrodefesa é indispensável”, asseverou ela.

Obras executadas

No prédio da Unidade Regional, cuja área construída é de 120 metros quadrados, foram realizadas obras de pintura interna e externa; pintura das grades de proteção, recuperação da parte elétrica interna e iluminação externa, recuperação e pintura das calçadas, reforma de todo o telhado, colocação de grades de proteção nas janelas, reforma do banheiro, nova ligação de esgoto para a rua, instalação de cortinas, ar condicionado e colocação de placas de identificação.

Já na Unidade Local, com área construída de 97 metros quadrados, foram executadas obras de pintura externa e interna, revisão da estrutura elétrica incluindo a troca de tomadas e lâmpadas, instalação de armário na cozinha, recuperação do telhado, reforma do banheiro, colocação de placa de identificação e outros pequenos reparos. Nas duas Unidades, foram investidos aproximadamente R$ 65 mil, pela Agrodefesa e Fundepec. A prefeitura municipal colaborou com a retirada do entulho tanto na Regional quanto na Local. Os serviços de reforma foram acompanhados e supervisionados pelo coordenador da UR em Porangatu, Sérgio Nomelini.

Da esquerda para a direita, José Eduardo de França, José Essado, prefeita Vanusa Valares, Sérgio Nomelini e Antônio Manoel, secretário municipal de Finanças

Também em Porangatu, José Essado teve oportunidade de conversar com a prefeitura Vanusa Valadares e propor novas parcerias

Secetário da Agricultura de Porangatu, Jota Gonçalves enaltece trabalho da Agrodefesa e dedicação dos servidores

Equipes da Agrodefesa, de Goiânia, Porangatu e dos municípios de Estrela do Norte, São Miguel do Araguaia, Minaçu e Formoso