Agrodefesa ministra treinamento para profissionais que atuam nas equipes móveis de fiscalização

Médicos veterinários, engenheiros agrônomos e agentes de fiscalização que atuam nas equipes móveis de fiscalização participam nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/3) do curso de atualização ministrado pela Gerencia de Fiscalização Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, órgão do Governo Estadual. As atividades são desenvolvidas na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, no Setor Universitário. Participam do curso 52 profissionais que atuam na sede em Goiânia e nas 12 Unidades Regionais da Agrodefesa, abrangendo todos os 246 municípios do Estado.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Agência, José Essado, ressaltou que o treinamento tem grande relevância e faz parte do esforço do Governo do Estado de aprimorar cada vez mais os serviços e as ações do poder público, o que exige capacitação e atualização constantes das equipes técnicas e administrativas. Ele anunciou também que está tomando providências no sentido de locar veículos para serem destinados às equipes móveis de fiscalização, para que possam executar suas tarefas com mais eficiência e agilidade.

O gerente de Fiscalização Animal, médico veterinário Janilson Azevedo Júnior, falou dos objetivos do treinamento, que têm foco na apresentação e internalização de novas metodologias de ação, na padronização de procedimentos e na otimização das atividades desenvolvidas. Na abertura do treinamento estiveram presentes também o diretor de Defesa Agropecuária, Sério Paulo Coelho, e os gerentes de Fiscalização Vegetal, Márcio Antônio de Oliveira e Silva, e de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio e Silva.

Programação

A programação para os dois dias do curso é ampla, incluindo temas sobre atividades operacionais, apresentação e discussão de procedimentos, palestras técnicas sobre temas específicos nos segmentos de agricultura e pecuária, trânsito de equídeos, apresentação e discussão de metas estabelecidas e outros. No período da manhã, Janilson Júnior fez apresentação sobre as ações e os desafios da Gerência ao longo deste ano. Na sequência, a fiscal médica veterinária Denise Toledo discorreu sobre notificação de doenças e trânsito de suínos.

No período da tarde, o fiscal médico veterinário José Augusto Cintra, do Órgão Colegiado Animal da Agrodefesa aborda a questão dos autos de infração. Na sequência, o gestor de Tecnologia da Informação, Kennedy Arantes, fala sobre o aplicativo da Agrodefesa que permite e emissão de Guias de Trânsito Animal e Notas Fiscais por telefone celular. A palestra seguinte está a cargo dos fiscais agrônomos Mariza Mendanha e Juracy Rocha Braga Filho, que vão abordar os procedimentos de fiscalização da Gerência de Sanidade Vegetal. Em seguida, o fiscal agrônomo Rodrigo Baiocchi Lousa, da Gerência de Fiscalização Vegetal, falará sobre o Programa de Agrotóxicos com foco nos processos de orientação técnica e fiscalização. Terminando a programação, o fiscal agrônomo Rubens Mendonça, também da Gerência de Fiscalização Vegetal fala sobre o Programa de Sementes e Mudas.

O treinamento terá continuidade na sexta-feira (13/3), com palestra da professora médica veterinária Kate Barcelos da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, que tratará do tema pelagem e resenha de equídeos. Na sequência, ainda pela manhã, o médico veterinário Wladimir Lênin Moraes, da Gerência de Sanidade Animal, falará sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA e do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet). Já no período da tarde a fiscal médica veterinária Silvânia Reis, da Gerência de Sanidade Animal faz abordagem sobre o trânsito de aves. Em seguida o fiscal médico veterinário Bruno Rodrigues, também da Gerência de Sanidade Animal discorre sobre trânsito de equídeos. Encerrando os trabalhos, o gerente de Fiscalização Animal, Janilson Júnior, abordará o tema cumprimento de metas, abrindo em seguida espaço para perguntas, questionamentos e contribuições.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546