Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, firma Termo de Cooperação Técnica e Financeira com Fundepec

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, firmou Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec. O documento foi assinado hoje, 18 de março, pelo presidente da Agência, José Essado Neto e pelo presidente do Fundepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, sem cerimônia, atendendo determinação do Decreto n. 9633 de 13 de março de 2020, que proíbe aglomerações de pessoas para evitar a disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV).

O Termo de Cooperação Técnica e Financeira tem como objetivo desenvolver atividades de atenção veterinária integrada à defesa sanitária animal, à inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal.

Essa cooperação é de fundamental importância para a Agrodefesa, que terá mais recursos para executar com eficiência suas tarefas de promover a sanidade do rebanho bovino, tanto na pecuária de corte quanto na produção de leite”, afirmou José Essado. Ele disse também que esse acordo é o resultado prático das parcerias que a Agência faz com outros segmentos da iniciativa privada, com órgãos do Governo Estadual e do Governo Federal para alavancar as ações de defesa sanitária no Estado.

 

 

 

 

O Termo de Cooperação

 

Pelo Termo de Cooperação Técnica, o Fundepec repassará à Agrodefesa um total de R$ 950.000,00 (novecentos e cinquenta mil reais) ao longo do exercício de 2020. Os recursos deverão ser utilizados em ações de controle e erradicação de doenças; atendimento  a notificações de enfermidades; consultorias que visem melhorias nas condições sanitárias do rebanho e outras atividades inerentes às ações da Agrodefesa na área de defesa sanitária animal.

No aspecto administrativo e documental, a Agrodefesa continuará disponibilizando para o Fundepec-Goiás, via eletrônica, as informações relativas ao abate e movimentação de animais, bem como do processamento de produtos lácteos, em conformidade com os parâmetros legais preconizados. Investirá ainda na capacitação do quadro técnico e administrativo com ênfase nas ações de educação sanitária e comunicação institucional; promoverá investimentos e melhorias no posto fixo e nas unidades móveis de fiscalização; e promoverá campanhas de educação sanitária animal e informativas, destacando a essencialidade e importância do Fundepec-Goiás.

 

Assessoria de Comunicação – 3201-3546