Governo de Goiás anuncia investimentos e benefícios para fortalecer diversas áreas do segmento rural

Em cerimônia realizada hoje (30/7) no Parque Tecnológico de Inovação Rural da Emater, que fica na área do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o governador Ronaldo Caiado anunciou uma série de investimentos e benefícios que vão contemplar e fortalecer diversos segmentos produtivos rurais, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos para municípios, investimentos na Emater, regularização fundiária, apoio à Organização das Voluntárias de Goiás e a implantação de um polo de fruticultura irrigada na Região Nordeste de Goiás.

O governador assinou atos e anunciou uma série de entregas e benefícios focados no meio rural, que serão executadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas - Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO). "Tenho orgulho em ter recriado a pasta da Agricultura que tem trabalhado junto às jurisdicionadas de modo a fazerem com que o lucro e a renda cheguem a todos os produtores, do grande ao pequeno".

A cerimônia reuniu autoridades como o deputado federal José Mário Schreiner; a deputada federal Flávia Moraes; o titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Vieira; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; a primeira dama do Estado, Gracinha Caiado; o presidente da Agrodefesa, José Essado; o presidente da Emater, Pedro Leonardo; o presidente da Ceasa-Goiás, o vice-governador Lincoln Tejota, além de outros auxiliares do Governo e convidados.

Pronunciamentos

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos Lima Neto, ressaltou que os benefícios entregues e anunciados vão promover transformações significativas não só no meio rural, como também na população das cidades, a exemplo das parcerias feitas com as prefeituras e também como o Banco de Alimentos da OVG. "Estamos celebrando ações trabalhadas nos últimos meses que cumprem importantes pilares determinados pelo governador Ronaldo Caiado, no desenvolvimento regional, no crescimento econômico e social e na inovação tecnológica.

O presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, anunciou o balanço final da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa, que já chegou a 99,39% das cabeças de bovinos e bubalinos no Estado, e comentou as orientações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que alinham diretrizes gerais e mudam regras anteriores sobre a vigilância da febre aftosa, com vistas à continuidade da execução do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

ncoln Tejota destacou a importância da construção de parcerias no Governo para possibilitar a construção de projetos sólidos para a melhoria do Estado. "Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, temos tido parcerias com a bancada federal, com os deputados estaduais e todos os players federais e estaduais para fazer uma política centrada no desenvolvimento do Estado, especialmente na construção desse novo momento com a pandemia", afirmou.

O deputado federal e presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, avaliou que os benefícios anunciados são frutos de parcerias diversas e que a construção de um Estado mais promissor passa pela união de todos os entes envolvidos. "Todas essas ações anunciadas vão ao encontro das políticas públicas mais necessárias ao meio rural e que chegam não só àquele agro que brilha aos olhos do mundo, mas àquele escondido, do pequeno produtor que pouca gente vê. E o Governo de Goiás, como nosso parceiro, tem cuidado disso, em resgatar essa dignidade dada ao produtor rural".

Resumo dos benefícios

  • Assinatura da autorização para processamento de compra de máquinas e implementos no valor de R$ 71,4 milhões (recursos da Sudeco e da bancada federal goiana);
  • Assinatura do Termo de Cooperação entre Governo de Goiás e Codevasf para implantação de um Polo de Fruticultura Irrigada na região Nordeste do Estado - Vão do Paranã, no valor de R$ 13 milhões para estudo de viabilidade técnica e revitalização da barragem do Paranã;
  • Entrega de mais de 60 Títulos de Domínio - Regularização Fundiária (por medida de segurança, teremos apenas um representante dos beneficiados no evento para receber em nome dos outros);
  • Assinatura de nove termos de Cessão dos Distribuidores de Calcário para municípios;
  • Assinatura do Termo de Entrega da fiorino para o Banco de Alimentos da OVG;
  • Assinatura de Termo de Cooperação Técnica e Financeira do Banco de Alimentos entre Ceasa-GO e OVG;
  • Entrega de carros, notebooks e bens para modernização da Emater;
  • Anúncio da retomada das obras da nova sede da Emater;
  • Anúncio da instalação de equipamentos de internet via satélite na sede de dez assentamentos rurais goianos, por meio de parceria entre Seapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
  • Balanço final da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa -em Goiás