Agrodefesa recebe Certificação e Selo Ouro 2020 em transparência e excelência

Premiação foi concedida pelo Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado. Outros 39 órgãos foram contemplados pelo avanço das ações de transparência na gestão governamental

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebeu na terça-feira (26/1) a Certificação e o Selo Ouro 2020 em Transparência Pública e Excelência do Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelo desenvolvimento, implementação e avanços consolidados em ações de transparência pública e boas práticas de gestão.

O responsável pela área de Transparência, José de Souza Reis Filho, representou a Agrodefesa na solenidade que foi comandada pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.  A premiação é de grande relevância já que é concedida após acurada avaliação da transparência ativa (informações divulgadas nos sites) e passiva (informações solicitadas pelo cidadão) das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades públicas em Goiás.

O prêmio tem como principal objetivo reconhecer os esforços de órgãos e empresas (sociedades de economia mista controladas pelo Estado) e estimular o aperfeiçoamento contínuo para o atendimento de exigências legais e de melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. E, ainda, possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado à sociedade, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida.

Avanços em 2020

O presidente da Agrodefesa, José Essado, disse que a premiação é um grande estímulo porque destaca os avanços implementados pelos órgãos no âmbito da transparência pública. Ele reconheceu o esforço da equipe da Agência, especialmente ao longo do ano passado, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Essado lembrou que no ciclo de 2019, a Agrodefesa havia alcançado índice de 61,3% em transparência. No ciclo de 2020 atingiu 92,52%.

“As ações que ampliam a transparência da gestão mostram aos cidadãos o zelo com a coisa pública, a correta aplicação dos recursos e o compromisso com o atendimento das demandas legítimas da população”, asseverou José Essado. Disse ainda que a gestão aberta e transparente motiva os cidadãos a participarem de forma mais efetiva da administração pública.

Na avaliação realizada pela CGE ao longo de 2020, os resultados impressionaram positivamente em relação a todos os órgãos. Dos 53 participantes, 40 alcançaram a categoria máxima em seus portais de transparência. Os órgãos atingiram acima de 75% da pontuação máxima estabelecida pelos critérios definidos pelo TCE e CGE para suas páginas de acesso à informação.

Agrodefesa com Comunicação Setorial da Controladoria-Geral do Estado

Na sede da Agência, exibição do Certificado e Selo Ouro pelo presidente José Essado, diretor Augusto Rocha (esquerda) e José Reis 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.