Goiás é detentor do status de reconhecimento do Sistema de Mitigação de Risco em 14 Municípios Goianos para exportação de abóbora, melão e melancia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou neste mês de maio a Portaria nº. 318/2021, que “Reconhece o Sistema de Mitigação de Risco da praga Anastrepha grandis em cultivos de cucurbitáceas no município de Nova Crixás, no Estado de Goiás".

Goiás passa a ser detentor do mesmo status para 14 municípios: Uruana, Carmo do Rio Verde, Itapuranga, Jaraguá, Rio Verde, Santa Helena, Maurilândia, Cristalina, Ipameri, Goianésia, São Miguel do Araguaia, Edealina, Luziânia e por último Nova Crixás.

De acordo com relatos da Gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio, o Sistema de Mitigação de Risco consiste na implantação de medidas fitossanitárias por Responsáveis Técnicos habilitados pela Agrodefesa, devidamente fiscalizadas e monitoradas por Fiscais Estaduais Agropecuários, com o objetivo de atender aos produtores que tem interesse em exportar frutos frescos de cucurbitáceas (melão, melancia, abóbora) para países que possuem restrições quarentenárias com relação à praga a mosca das frutas (Anastrepha grandis).

Atualmente, as exportações tem como principal mercado a Argentina e outros países do MERCOSUL. No entanto, José Essado, Presidente da Agrodefesa, aguarda otimista resultados promissores de auditoria internacional para ampliar a exportação também aos Estados Unidos.

Com o incremento significativo das exportações goianas, aumentou-se também a procura de produtores interessados em cadastrarem suas áreas no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (SIDAGO) no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br) para implantação do Sistema de Mitigação de Risco, propiciando assim um mercado promissor ao agronegócio goiano.

Para maiores esclarecimentos, consultem os Fiscais Estaduais Agropecuários no seu município ou entrem em contato com a Coordenadora Eng. Agrônoma Nathália Costa na sede administrativa da Agrodefesa em Goiânia (62 3201-3578)
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.