LEVANTAMENTO FITOSSANITÁRIO DE CANCRO CITRICO E HLB/2021

Foi iniciado pela AGRODEFESA em 08/11/21 e com término previsto para 31/12/21, o Levantamento anual do Cancro Cítrico e HLB nos pomares comercias de citros, nos viveiros produtores de mudas e armadilhamento em propriedades nas rotas de alto risco, segundo critérios e procedimentos preconizados pelas Instruções Normativas Federais – IN n.21/2018 e Portaria n.317/21.

O levantamento tem como objetivo, identificar, prevenir e controlar as pragas quarentenárias -Cancro Cítrico e HLB - e fortalecer o sistema de produção da cadeia citrícola no estado de Goiás.

O levantamento fitossanitário será realizado em 10% dos imóveis comercias de citros em 11 Regionais, 39 municípios, 53 propriedades, com a participação de 58 fiscais, e nos 8 viveiros produtores de mudas nos municípios de Anápolis, Goiânia e Goianira.

No dia 23/11, a Coordenadora de Citros, Mariza da Silva Mendanha, acompanhou os trabalhos do levantamento fitossanitário, junto ao FEA Max Gonçalves, nas Fazendas Recanto das Oliveiras e Fazenda Floresta, nos municípios de Santa Barbara de Goiás e Trindade e não foram encontrados sintomas das pragas nas propriedades inspecionadas.

 

No dia 25/11, a Coordenadora de Citros, Mariza da Silva Mendanha, acompanhou os trabalhos do levantamento fitossanitário, junto ao FEA Igor Romano, na Fazenda São Germano, no município de Hidrolândia e não foram encontrados sintomas das pragas na propriedade inspecionada.

No dia 26/11, a Coordenadora de Citros, Mariza da Silva Mendanha, acompanhou os trabalhos do levantamento fitossanitário junto ao FEA Nixon Luciano Silva Ferreira nos viveiros de produção de mudas cítricas, no município de Goianira, e não foram encontrados sintomas das pragas nos viveiros inspecionados. Foram instaladas armadilhas nas estufas com objetivo de capturar e monitorar o psilídeo Diaphorina citri nos viveiros com troca mensal, e posteriormente, serão enviadas ao Laboratório Oficial do MAPA para análise. No município de Goianira tem 05 viveiros cadastrados e certificados na AGRODEFESA.

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.