Agrodefesa participa de Seminário sobre a cultura da banana em Buriti Alegre de Goiás

No dia 03/12/2021 durante o período matutino, o engenheiro agrônomo e Fiscal Estadual Agropecuário Adriano Borges de Oliveira, ministrou palestra a produtores de banana durante o Seminário - Resultados do Projeto Selo IG, na Fazenda Cachoeira Alta da Serra, município de Buriti Alegre de Goiás.

Na oportunidade, foi abordado o tema quanto ao cadastramento dos aplicadores e preparadores de agrotóxicos, e demais procedimentos constantes na Instrução Normativa nº 3/2019, que institui o Sistema de Inteligência e Gestão de Agrotóxicos – SIGEA, com ênfase ao Agroativo, ferramenta de avaliação das conformidades do uso de agrotóxicos nas propriedades rurais.

De acordo com a Instrução Normativa, é obrigatório o cadastramento dos aplicadores e preparadores de calda, sendo que o cadastro pode ser realizado por meio do Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás – SIDAGO ou nos escritórios locais da Agrodefesa.

O prazo para o cadastramento finda em outubro de 2022, e uma das exigências para o procedimento é que o profissional tenha realizado treinamento específico sobre aplicação de agrotóxicos e/ou preparação de calda, ou ainda curso de prevenção de acidentes no uso dos defensivos agrícolas.

O cadastro, que é gratuito, contribui para a maior profissionalização no uso dos agrotóxicos, pois os trabalhadores que preparam calda e fazem aplicações, se são capacitados para essas funções, desenvolvem seu trabalho com mais segurança, melhoram os procedimentos de manipulação, evitam desperdício, reduzem os riscos de contaminação deles mesmos e das demais pessoas, e ainda contribuem para a preservação ambiental.

A Agrodefesa, por meio da Gerência de Fiscalização Vegetal e da Coordenação de Agrotóxicos, está realizando campanha junto aos produtores e aos próprios fiscais estaduais agropecuários da Agência para que orientem os trabalhadores da área, de modo a adotar as providências necessárias ao cadastramento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.